sexta-feira, 18 de março de 2011

QUARESMA


Quaresma: Tempo de conversão
Esses quarenta dias da quaresma, são colocados pela Igreja para que cada um de nós se prepare para a maior de todas as Solenidades litúrgicas do ano, a Páscoa, a grande celebração da Ressurreição de Jesus, a vitória Dele e nossa sobre o Mal, sobre o pecado, sobre a morte e sobre o inferno.
Cristo jejuou e rezou durante quarenta dias (um longo tempo) antes de enfrentar as tentações do demônio no deserto e nos ensinou a vencê-lo pela oração e pelo jejum. Da mesma forma a Igreja quer ensinar-nos como vencer as tentações de hoje. Daí surgiu a Quaresma.
A Quaresma é o período favorável a conversão pessoal, ao exercício da caridade e a oração. Neste tempo especial de graças que é a Quaresma devemos aproveitar ao máximo para fazermos uma renovação espiritual em nossa vida. Os exercícios quaremais como jejuns, abstinência, esmola, paciência com o próximo, irão favorecer esse nascer de novo.
 Quaresma é um tempo de "rever a vida" e abandonar o pecado. Enfim, viver o que Jesus recomendou: "Vigiai e orai, porque o espírito é forte mas a carne é fraca".
Embora este seja um tempo de oração e penitência mais profundas, não deve ser um tempo de tristeza, ao contrário, pois a alma fica mais leve e feliz. O prazer é satisfação do corpo, mas a alegria é a satisfação da alma.




Karina Mendes (Virgem da Lapa MG  

Nenhum comentário:

Postar um comentário